Uma empresa não avança sem um objetivo definido para cada melhoria

Muitas empresas buscam, ou pelo menos tentam a cada dia, melhorar seus processos, ser cada dia mais eficiente hoje do que foram no passado. Isto deveria ser pelo menos uma máxima a ser seguida.

Para chegarem lá, se valem de vários meios, iniciativas e atitudes, nas quais tentam trazer e envolver toda a equipe para este fim. E aí gastasse muito tempo, recursos, meios com resultados pequenos e ou inexpressivos. E aí nos perguntamos porque isto acontece nas organizações.

Bem podemos apontar diversos problemas, mas na prática, são os problemas típicos e já conhecidos, os maiores vilões desta busca pela melhoria, por exemplo, um novo formulário burocrático a ser preenchido que gera ainda mais desconfiança, falta de comprometimento da equipe, retornos tardios e ou inexistentes, divergência entre aquilo que apregoado e o que acontece na pratica.

Enfim, gastos e muita energia são colocados de forma a serem desperdiçados sem que de fato possam trazer resultados comprovados quer seja para a empresa quer seja para seus pares e ou clientes.

Para evitar e tentar equacionar estes problemas, devemos de fato termos claro quais são os objetivos nas empresas, nos perguntar se eles estão em concordância com os nossos valores, missão e visão.

Pois se não temos que das duas uma ou corrigir nos valores, missão e visão ou alinharmos claramente nossos objetivos com estes, pois a partir daí, conseguimos definir não só os objetivos de médio e longo prazo, mas como fazermos para que no dia a dia possamos ir alinhando nossos objetivos e fazendo com que estes sejam de fato claros e criando através deles os indicadores para que todos dentro da empresa possam não só conhecer como também trabalhar na direção de alcança-los.

Os processos devem ser simples, objetivos e claros para que todos possam saber o como, e a partir daí os objetivos fazerem parte de uma cultura, na qual as partes envolvidas sejam de fato chamadas cada uma, e os seus colaboradores a entregarem o seu desempenho e consequentemente os seus objetivos.

E um ciclo que bem alimentado estará sempre rodando de forma continua. As empresas que souberem tratar isto desta forma tentem a ligar mais rapidamente seus objetivos a equipe e vice versa.

Veja também

Atingindo Objetivos

VER MAIS

As melhores Perguntas

VER MAIS

Contabilidade: Problema ou solução?

VER MAIS
×

Olá

Clique abaixo, em ATENDIMENTO, para conversarmos.

× Olá, em que posso ajudar?