Razões para implementar sistemas ERP

Razões para implementar sistemas ERP:

Para melhorar o desempenho do negócio – Um sistema ERP é uma ferramenta de negócios e precisa ser visto como uma ferramenta para conduzir e executar processos e transações comerciais. Não tem valor intrínseco; apenas o valor que cria ao oferecer benefícios à organização empresarial. Muitas das vezes os gestores em não vendo valor, contratam ou buscam soluções que nada agregam ao seu negócio, e aí ao invés de trazer eficiência para o processo, acabam por prejudicar ainda mais área de seu negócio.

Para tornar a vida dos colaboradores mais fáceis – Aumenta a produtividade dos funcionários. Os benefícios aqui podem ser reais, certifique-se de que seu novo sistema irá fornecer esses tipos de benefícios se você estiver contando com eles.

Para garantir a conformidade com relatórios / regulação – Isso certamente pode ser um bom benefício, mas tem que se ter em mente quais são as reais necessidades da empresa/ organização, para que não façam uso de documentos e relatórios desnecessários aos processos, perdendo assim tempo em análises de relatórios que nada agregam ao negócio.

Para integrar melhor em vários locais – Este é um grande benefício se você tiver agora sistemas que são utilizados através da plataforma em nuvem, isto além de trazer mobilidade ao processo, reduz custos de investimentos em equipamentos em vários locais, pois o acesso agora é remoto e em nuvem, ou seja, pode ser acessado de qualquer local que se tenha a internet.

Para substituir um antigo sistema ERP ou legado – muitas vezes é dado como motivo para implementar um novo sistema, mas certifique-se de que os benefícios estão disponíveis para um novo sistema e o investimento e aceitável. Não apenas transfira antigas formas de trabalhar em um novo sistema. A tecnologia sozinha, não irá salvá-lo; a menos que você esteja empilhado com contratos onerosos de manutenção, falha em hardware e/ou escassos recursos de consultoria/manutenção para manter o sistema antigo em execução.

Para posicionar uma empresa para o crescimento – quase sempre é menos doloroso implementar um novo sistema ERP quando a sua organização é menor do que quando você está em um enorme impulso de crescimento. Se o crescimento for previsivelmente em seu futuro próximo, mergulhe agora e implemente um novo sistema. O treinamento e familiaridade que você obtém com o sistema agora, pagará generosamente no futuro.

Para padronizar as operações comerciais – Isso pode ser um enorme benefício! Certifique-se de que o sistema que você selecionou tenha conjuntos de funcionalidades para as operações comerciais ou CRM (Customer Relationship Management), em muitos sistema eles são cobrados a parte, mais fazem toda a diferença para a sistematização de processos e interligação com o próprio ERP. Muitas vezes o gestor deixa isto de lado, apenas por este setor não estar contido normalmente no back office da organização.

Pensem bem, um sistema ERP deve ajudar e facilitar as operações e processos executados diariamente nas organizações, ele não deve ser uma plataforma de difícil acesso e ou funcionalidade.

É muito comum entrarmos em organizações que dizem possuir sistemas de ERP, e na pratica apresentam seus relatórios em planilhas de excel e similares, isto é mais do que suficiente para que os gestores, possam refletir e de fato adotar um sistema que integre, e seja utilizado em sua plenitude, sem necessidade de uso de planilhas e afins.

Agora é com vocês!

Veja também

Atingindo Objetivos

VER MAIS

As melhores Perguntas

VER MAIS

Contabilidade: Problema ou solução?

VER MAIS
×

Olá

Clique abaixo, em ATENDIMENTO, para conversarmos.

× Olá, em que posso ajudar?