Os desafios de gerenciamento de conhecimento que os Gestores enfrentam hoje

Na sua primícia básica, o gerenciamento do conhecimento é sobre a conversão de dados brutos disponíveis em informações compreensíveis. 

A informação é então colocada em um repertório reutilizável em benefício de qualquer necessidade presente e ou futura, com base em experiências similares. 

A gestão do conhecimento contribui para a racionalização dos problemas, projetos e direcionamento para a produtividade.

Mas, é mais do que simplesmente saber tudo o que sua empresa conhece. É na verdade uma síntese entre as pessoas e a informação, até o ponto em que o todo é mais do que a soma das partes.

Desafios da gestão do conhecimento de hoje

Segurança. Fornecer o nível certo de segurança para o gerenciamento do conhecimento é fundamental. As informações sensíveis devem ser protegidas da maioria dos usuários, ao mesmo tempo que permitem acesso fácil às pessoas que realmente necessitam delas.

Pessoas motivadas. A superação dos desafios da cultura organizacional e o desenvolvimento de uma cultura que abraça aprendizagem, compartilhamento, mudança e melhoria não podem ser feitos apenas com a tecnologia. Não há como usar o lançamento de uma ferramenta se não houver nenhuma unidade para compartilhar o conhecimento.

Manter a tecnologia. Determinar como o conhecimento deve ser dispensado e transferi-lo de forma rápida e eficaz é um enorme desafio. As estruturas em constante mudança devem aprender a ser inteligentes, rápidas, ágeis e responsivas, todas as coisas que uma ferramenta de gestão deve ser capaz de realizar.

Medindo o conhecimento. O conhecimento não é algo que pode ser facilmente quantificado e é muito mais complexo porque é derivado de relações e experiências humanas. O foco deve ser o propósito compartilhado.

Superando a liderança compartilhada. As ferramentas de gestão permitem que outras pessoas surjam como vozes de poder dentro de uma organização. Os trabalhadores recebem uma “voz”, que às vezes pode causar conflitos internos.

Mantendo os dados precisos. Dados valiosos gerados por um grupo dentro de uma organização podem precisar ser validados antes de serem colhidos e distribuídos. Manter a informação atualizada eliminando ideias erradas ou antigas é uma batalha constante.

Interpretar dados efetivamente. As informações derivadas por um grupo podem precisar ser mapeadas ou padronizadas para serem significativas para outra pessoa na organização.

Certifique-se de que as informações são relevantes. Os dados devem suportar e responder verdadeiramente às perguntas feitas pelo usuário, e requer os meta-dados apropriados para poderem encontrar e referenciar. A relevância dos dados significa evitar a sobrecarga de usuários com dados desnecessários.

Determinando onde a organização e gestão devem residir. O sistema de gestão, está sob que área? Essa resposta, determinará o que impulsiona sua iniciativa de compartilhamento de conhecimento e quem será responsável pela manutenção do mesmo.

Recompensando usuários ativos. Reconhecer os usuários que participam ativamente e contribuem para um banco de dados de conhecimento não só os encorajará a continuar contribuindo, mas também incentivará outros usuários a se juntarem.

Superando os desafios da gestão do conhecimento

O conhecimento, o aprendizado e o compartilhamento vêm de pessoas e seus relacionamentos uns com os outros, não necessariamente das ferramentas, bases de dados e auxiliares tecnológicos utilizados. 

No entanto, com a tecnologia adequada no local, você pode facilitar a gestão e superar desafios para ter uma base de conhecimento atualizada, segura e organizada.

Veja também

Atingindo Objetivos

VER MAIS

As melhores Perguntas

VER MAIS

Contabilidade: Problema ou solução?

VER MAIS
×

Olá

Clique abaixo, em ATENDIMENTO, para conversarmos.

× Olá, em que posso ajudar?