Contabilidade: Problema ou solução?

Transmitir apenas a responsabilidade para o serviço de contabilidade e se omitir poderá ser um erro grave.

Saiba que ambos, gestor e serviço de contabilidade possuem responsabilidades e precisamos saber até que ponto podemos efetivamente cobrar e quem é responsável, além das circunstâncias que acontecem no dia a dia da empresa, que possam envolver riscos e causar problemas.

A verdade é que nenhuma empresa caminha e ou anda sozinha neste quesito.

Assim os gestores precisam focar seu tempo no que sabem fazer de melhor, oferecendo produtos e serviços e terceirizar os serviços e demandas que não estão ligados à sua atividade fim, mas que são de fundamental importância, para que a sua empresa e negócio possa funcionar adequadamente.

A relação entre empresa e o seu serviço de contabilidade precisa ser organizado e transparente, além de ser organizado, uma vez que ambos são responsáveis pelas prestações de contas no que diz respeito a parte legal do negócio.

Saiba que não é porque o serviço de contabilidade é terceirizado, que isto isenta o gestor em relação à responsabilidade, por responder por quaisquer irregularidades neste setor.

Assim devemos deixar claro as responsabilidades que ambos dividem, contador e gestor dentro das empresas.

Diferenças

O contador por exemplo possui responsabilidades tributárias, civis e criminais.

Na responsabilidade tributária a legislação informa que o contador será responsável juntamente com o seu cliente, por quaisquer atos que envolvam a falsificação de documentos ou por quaisquer irregularidades que tenha como objetivo burlar a apuração de tributos.

Pode também ser responsabilizado por falsificar notas fiscais, fraudar a fiscalização tributária e até prestar declarações que sejam falsas.

Este tipo de infração pode gerar multa ao profissional de contabilidade, além da própria prisão.

Quanto a responsabilidade civil, o contador juntamente com o cliente deverá assumir a responsabilidade por quaisquer atos dolosos a terceiros.

Caso o contador cometa um erro que prejudique o seu cliente, no caso a empresa que o contratou, também será considerado uma infração. Caso típico por exemplo, seria a realização de um balanço realizado com erros técnicos.

Nestes casos, é determinado um prazo de até cinco anos para que haja a reparação dos danos causados pelos seus serviços.

Já na parte criminal o contador será responsabilizado pela integridade de quaisquer documentos contábeis, que são de sua posse, tais como livros mercantis, documentos que referencias a obrigação do seu cliente junto a previdência social, além de quaisquer falsificações de quaisquer um destes documentos, caracterizará infração penal.

Assim como o contador o gestor é legalmente responsável pelas prestações de contas e poderá responder pelas mesmas.

Também possuindo, responsabilidades nas áreas tributárias, civil e criminal.

Na área tributária o gestor é responsável de todos os erros, omissões e falhas cometidas pela parte fiscal da contabilidade, bem como pela falta de cumprimento das obrigações que a legislação exige das organizações.

Pela parte civil o gestor é responsável por responder por quaisquer prejuízos causados a terceiros, pelos motivos de falhas e omissões da contabilidade.

Já na parte criminal, o gestor é responsável por tentar enganar os órgãos de fiscalizações no ato de recolhimento de tributos, sejam eles dolosos e ou culposos.

Assim, transferir a responsabilidade para o serviço de contabilidade e se omitir pode ser um ato falho, pois mostrará o descuido do gestor com a sua empresa.

Por fim…

Desta forma, concluímos que a contabilidade pode ser um problema, mas também solução, mas para que esta última seja de fato efetiva e para que não possa ser aquele que contratou problemas para a sua empresa, procure e pesquise os serviços de contabilidade disponíveis no mercado em que atue.

Tente se informar sobre aqueles que de fato irão trabalhar nesta área no seu negócio.

Procure se capacitar para ENTENDER mais sobre o tema, pois você como gestor não pode e não deve ficar como sujeito passivo desta relação, e mais, cobre e exija as entregas dos serviços de forma sistematizada, lembre-se:

Um serviço de contabilidade pode e deverá ser uma grande solução para a sua empresa e negócio.

Veja também

Atingindo Objetivos

VER MAIS

As melhores Perguntas

VER MAIS

Os desafios de gerenciamento de conhecimento que os Gestores enfrentam hoje

VER MAIS
×

Olá

Clique abaixo, em ATENDIMENTO, para conversarmos.

× Olá, em que posso ajudar?